Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

A secretaria Municipal de Saúde através do setor de endemias está realizando ações de combate a dengue no Município de Nova Bandeirantes

  • Publicado em 26/05/2022

ACÕES NO COMBATE A DENGUE – BLOQUEIO DE CASOS

A secretaria de saúde através do setor de endemias esta realizando bloqueio de casos positivos de dengue. O bloqueio é realizados nas localidades onde surge os casos positivos de dengue, esta atividade consiste em conter o ciclo de transmissão da dengue nestas localidades com casos positivos.  A equipe volante do setor de  endemias realiza esta atividade (borrifação-bloqueio de caso) em um  raio de 150 metros do local informado pelo paciente.

No momento em que a equipe de endemias estará realizando as borrifações, pedimos a população que deixe as portas e janelas de suas residências abertas para que a névoa do produto que esta saindo dos equipamentos motorizados possam penetrar dentro das residências.
Breve relato do vetor da dengue AEDES AEGYPTI;

O Aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia, Mede menos de 1 centímetro e é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas. As fêmeas deposita em média de 300 a 450 ovos, esses ovos são depositados em vário depósitos diferentes e são depositados nas bordas dos recipientes, assim que entrarem em contato com a água eclodirá em média 21 horas. Sem contato com a água os ovos tem a resistência de até 450 dias, assim que entrarem em contato com água vão eclodir. 
Ciclo de vidas dos Aedes;

1º estágio = ovo    2º estágio = larvas    3º estágio  = pupas     4º estágio =  mosquito adulto
A média do 1º estagio ao 4º é de 7 dias para sair o pernilongo adulto pronto para o ataque
Seu período de vida é em média 30 a 45 dias, lembrando que, se uma fêmea estiver contaminada com o vírus da dengue 60% dos seus filhotes nascerão contaminados com o vírus, e assim quando chegar no 4º estagio estão prontos para atacar e começando novamente outro ciclo reprodutivo. Baseando-se nestes dados entomológicos precisamos estar preocupados com a nova geração que esta nascendo e não com aqueles que esta voando. Por isso precisamos tomar medias preventivas em relação a DENGUE, precisamos manter nossos quintais sempre limpos e organizados, nada de criadouros proliferando para o vetor. Precisamos vedar a fossas a céu aberto e a caixas d’água sem tampa, nossa equipe de endemias já encontro amostras de larvas positivas se proliferando em fossas abertas e caixas d’água sem tampa.

Breve relato dos casos de positivos de dengue;
Nosso Município de Nova Bandeirantes registra nesta 21ª semana epidemiológica, 84 casos de dengue, sendo 52 casos laboratorial e 32 casos clinico epidemiológico.
Laboratorial – exames feitos em laboratórios.
Clinico epidemiológico – conjunto de sintomas.
Nosso município encontra-se em risco moderado (situação de alerta), com isso surge a preocupação de um surto de dengue a qualquer momento. Para que isso não aconteça precisamos fazer a nossa parte vamos dar uma geral em nossos quintais vamos remover tudo aquilo que não tem serventia e esta servindo de criadouros do vetor da dengue. TUDO AQUILO QUÉ INSERVÍVEL PARA A POPULAÇÃO, PARA O MOSQUITO É REPRODUÇÃO. Tira 05 minutos do seu tempo e limpa seu quintal, proteja quem você ama proteja sua família. Diga não a DEUNGE e lembre-se a dengue.

{gallery}acoes de combate a dengue no Municipio de Nova Bandeirantes{/gallery}

Denuncie aqui
Imagem Qrcode Denúncia - PM Nova Bandeirantes

Acitve

Plugin